A próxima sessão terá dois textos em discussão (ambos enviados para o grupo). Ainda não consegui fazer os Xerox dos textos mas espero fazer na sexta.
Festivals as Celebrations of Place in Modern Society:
Two Examples from Norway
Torunn Selberg
Património e Performance: Encenando e Ensinando a História. Recriações
Históricas em Portugal – dois modelos performativos
Paulo Raposo
Há ainda um texto muito interessante de Vanessa Agnew que está online e que podem ler em complemento depois (ou antes da aula). Basta aceder aqui.
Boas leituras e até sexta
Paulo
Renata
ResponderEliminarSELBERG, Torunn Festivals of celebrations of place in modern Sociaty:
Two examples from Norway
Um presente criado por narrativas mitológicas, religiosas e politicas
que nos faz experienciar um passado que , talvez nao autenticado, é
localizado no tempo e no espaço por meio dos FESTIVAIS. A globalizacao
faz emergir singularidades de pequenas comunidades em forma de
festivais tornado-os instrumentos (analiticos?) para perbeber a
continua produção, reprodução e avaliação da cultura.
O foco seria a ação dos sujeitos nestes festivais ou a dobra seria um
pouco antes, naquilo que permite a ação dos sujeitos, no como foi
possivel que tais narrativas emergissem?
No texto de "Festivals as Celebrations of Place in Modern
ResponderEliminarSociety: Two Examples from Norway" (2007) de Torunn Selberg
o autor sugere que a recriação de tradições presentes no passado e recriados no presente podem potencializar e atualizar as relações espaço-temporais e afetivas nos envolvidos na ritualização do evento.A lenda da Santa Sunniva (imersa numa "névoa" de misticismo e mistério...), mesmo sem registros históricos verídicos, influencia decisivamente a recriação de um ritual e também extrapola as fronteiras da ilha onde ocorre, influenciando os roteiros turísticos de peregrinação na Europa. Assim a imaginação cumpre um papel crucial neste processo de recriação destas celebrações num contexto globalizado.
Gostaria de provocar uma reflexão no grupo sobre a seguinte questão: qual o papel da imaginação dos perfomers na conformação das realidades sociais em que estão inseridos?
Glauco Ferreira
Maycon:
ResponderEliminar"Recriação e história viva oferecem aos participantes uma única chance de desfrutar a recreação de eventos históricos no enquadramento de uma grande cena social, por vezes para milhares de pessoas que assistem a essasrepresentações. Estas tornam-se uma fascinante janela para o passado soba forma de um grande entretenimento. Em síntese, elas produzem o meio para um activo interface entre lúdico e heurístico". Minha pergunta vai em relação a essa interface entre ludico e heuristico, de que forma podemos pensar essa relação e suas implicações para o aspecto emergente da performance. Pergunto porque me parece que a dimensão de volição presente nas performances, aspecto pouco explorado no texto, é um elemento importante nessa interface entre ludico e heuristico.
Barbara:
ResponderEliminarNo texto sobre Patrimônio e Performance o autor, salienta que o conceito de Performance é central para “para uma visão contemporânea da cultura enquanto algo posto em ato, retórica, contestada e incorporada”. Pensando num os questionamentos colocados no artigo da Mariza Peirano sobre o estatuto das noções de ritual e de performance em torno da idéia de que “performance estaria muito colocada às categorias do mundo ocidental, ou aos objetos e aos temas do mundo ocidental, poderíamos pensar precisamente que os estudos feitos desde a abordagem de performance rendem mas, desde o ponto de vista teórico ou analítico, no caso de “eventos da contemporaneidade”, mais próximos das “sociedades modernas”, “fenômenos novos” ou “emergentes”, como seria o caso focalizado e observado pelo autor a respeito das recriações históricas e o turismo?
Eduardo
ResponderEliminar1) Pensando nos 2 textos lidos, podemos pensar qual a relação entre as
recriações históricas e a indústria cultural à partir das
performances?
2) Na p.2 do texto do prof. Paulo Raposo, se pensa a performance
dentro da cultura à partir dos pressupostos binários (alta
cultura/baixa cultura ou erudito/popular). Neste sentido não seria
mais enriquecedor pensamos numa circularidade cultural?
3) O turismo enquanto atividade que busca produzir uma identidade
local para os turistas, pois apresenta características performáticas,
incluindo aí até o ciber-turismo. Neste ponto, quais os critérios para
se valorizar um determinado patrimônio histórico em detrimento do
outro? Quais as relações entre visibilidade/invisibilidade do poder
público e privado para ressaltar uma determinada identidade cultural e
performática de um local ou de uma experiência?
museudalinguaportuguesa/index.html
ResponderEliminarcomentamos o site do museu da lingua portuguesa nesta aula!
abraços,
glauco ferreira