novembro 26, 2009

Performance de rua IV


Olá a tod@s,

O Glauco, salvo erro, sugeriu mais um site para pesquisar - se chama Reclaim the Streets e podem clicar aqui para o aceder. Roubei de lá a imagem acima que é uma excelente ideia aliás... quem sabe não poderíamos, inventar uma nova praia em plena cidade...a praia da arte na rua. a nossa praia. Podemos brincar com as retóricas turísticas acerca de Floripa e do seu mundo estival, reinventar manezinhos da ilha e hipongas, turistas acidentais, gauchos e paulistas, etc..e tudo isso na 43 praia!!! (se esse for o numero certo...a lembrar as estrelas da bandeira americana, sempre em actualização). Discurso turístico, discurso político, discurso senso comum, e artístico se podem misturar na praia inventada em pleno asfalto. Pensem nisso.
Na verdade, creio que a nossa performance poderia ser justamente baseada nesta ideia "roubada" ao sítio web dos Reclaim the Streets - Resgatar as ruas! ou Recuperar a Rua! ou Reivindicando as ruas!.
Ainda ontem estive na abertura do festival de Anjos do picadeiro - palhaços - e a mesma ideia foi defendida pelos seus organizadores. Isto é, a possibilidade de as ruas serem espaços de "diálogo" e "meta-comentário" político ou artístico, de intervenção e prazer.
A ideia da nossa performance deveria assentar, na minha opinião, neste principio filosófico. E talvez assim o tema pudesse ser mais amplificado, ou seja, pensar numa intervenção que tenha múltiplos sujeitos/destinatários/temas mas que o núcleo principal da intervenção seja justamente: o direito às Ruas!
Que vos parece? (para agradar à Renata)

Sem comentários:

Enviar um comentário