outubro 20, 2009

Tchiloli - S.Tomé e Principe


Car@s

Aqui vão algumas imagens desta performance cultural de S.Tomé e Príncipe. Clicar aqui e preencher o formulário de pesquisa introduzindo em assunto o descritivo: Tchiloli. A Imagoteca da Cena Lusófona tem muitas imagens deste evento performativo.
E em baixo estão uns vídeos que se podem encontrar no You Tube.
Boas visitas...e até sexta.
Paulo

2 comentários:

  1. Eduardo Peagle
    Considerando o texto de Paulo Valverde sobre a tchiloli na ilha de São Tomé e a figura do personagem Dom Carloto (p,245) podemos dizer que a perfomance influencia e molda a experiência quando perosnifica e presentifica valores?

    Renata
    1- Por quê utilizar o conceito de performance para compreender um auto renascentista? - Acerca do texto Carlos Magno e as artes da morte: Estudo sobre o Tchioli da ilha de São Tomé

    ResponderEliminar
  2. Aline
    Valverde menciona no Tchiloli como os espectadores em determinados momentos podem assumir a posição de produtor activo da performance. "O público faz a tragédia". Poderiamos afirmar que o modelo (performer vs audiência; plateia, espectadores) funda-se numa relação sujeito-objecto? Ou seja, quais são os limites que esse modelo dispõe para compreendermos o papel activo daqueles envolvidos no evento, mesmo que haja de se considerar ações como o silêncio, ou o observar? Quando o espectador atua explicitamente intervindo na performance, deixa de ser espectador?

    ResponderEliminar